O que fazer com os filhos nas férias?

Postado em : 26/07/2023

O que fazer com os filhos nas férias?

A escola realmente ocupa o tempo das crianças e adolescentes por ser um espaço fundamental na formação de cada um deles. Por isso que os filhos nas férias são um desafio para os pais, e a pergunta chega para todos: o que eles farão em casa?

A primeira atitude é descansar dos horários, depois agradecer por mais uma etapa, ao mesmo tempo em que é momento de aproveitar a família, os colegas, outros ambientes e juntar histórias no banco de memórias para contar na escola e no futuro!

Mas ninguém está sozinho nas férias. Há sempre uma rede de apoio por perto, inclusive a escola Mercedária é uma delas. Por isso, preparamos algumas sugestões para ajudar os filhos nas férias, torcendo para que tudo ocorra bem e logo nos reencontremos.

Filhos nas férias – momento de estarmos juntos

Antes de tudo, as férias estão previstas no calendário escolar, mas nem sempre são organizadas pela família. Logo, os filhos nas férias pedem uma preparação prévia, para que o tempo não passe e fique aquela sensação de que nada aconteceu.

Ao contrário, quando a família se programa, há espaço para tudo. E é momento de estreitar ainda mais os laços familiares, aguçar a criatividade, realizar atividades em conjunto e criar a cultura das férias participativas quando cada um contribui com suas ideias.

Mas também não se preocupe em elaborar tudo! Mesmo porque talvez não seja possível todos estarem de férias! É preciso dar espaço para o improviso, relaxar, descansar e principalmente conviverem: pais, filhos, irmãos, família, amigos! O afeto familiar é o alicerce para um crescimento sadio e isso reflete na escola, no grupo dos amigos e na sociedade.

Então, aproveite as férias de forma saudável e afetuosa com seus filhos! E para dar uma forcinha, selecionamos algumas dicas simples, econômicas e fáceis de praticar, afinal as férias pedem menos esforço e mais alegria e descontração.

Sugestões que ajudam a movimentar os filhos nas férias

Algumas sugestões já demos ao longo do post, mas vale reforçar aqui:

#Planejamento antecipado

Planejamento e organização são fundamentais para o sucesso de um evento. Consideremos que as férias são um grande evento na vida de alguém. Então, é importante pensar, planejar e, se possível, contar com a ajuda dos filhos para colocar em prática.

Agora, o roteiro será diferente de acordo com a disponibilidade dos pais. Talvez não seja possível que todos tirem férias no mesmo período das férias escolares, mas ajustes são bem-vindos em todas as situações.

Caso haja apenas os filhos nas férias, procure um horário do dia para dar qualidade de atenção para eles, veja os finais de semana ou programe um tempo livre para vocês ficarem juntos.

#Tire férias da internet

A internet rouba muita atenção de todos nós. Seja em casa, no trabalho ou no lazer. Então, procure se desligar um pouco das redes sociais, reduza o tempo de uso das crianças, faça apenas o que é necessário, já que não se pode afastar totalmente da comunicação.

No entanto, principalmente para os filhos nas férias, é hora de procurar outras distrações, companhias presenciais, brincar com amigos, ir ao cinema, interagir com pessoas para saber o quanto há vida fora das telas de um computador ou de um smartphone.

#Aproveite o meio ambiente

A natureza nos reserva momentos tranquilos e saudáveis. A sugestão é aproveitar os dias de sol para curtir a praia, o parque, a praça, pedalar, jogar bola, fazer trilha ou até acampar com a família.

E há vários espaços públicos que favorecem atividades artísticas, brincadeiras, recreação, visitação histórica, passeios para as crianças. Se não forem gratuitas, elas costumam cobrar apenas uma taxa simbólica para que todos tenham a oportunidade de apreciar.

#Piquenique em família

Piquenique é uma atividade bem antiga e deliciosa. Só o fato de sair um pouco dos limites da casa ou apartamento, já ajuda. E os filhos nas férias podem convidar outros colegas,  correr, jogar, cansar e tomar um lanche ao ar livre.

#Opções dentro de casa

É bom estar preparado para atividades dentro de casa também! Há dias chuvosos ou até aqueles em que não há disposição para sair, mas isso faz parte das férias. Aí entram em cena os jogos, uma sessão de fotos, uma conversa boa, um karaokê ou quem sabe uma maratona de filmes em família.

#Cozinhar e saborear juntos!

Há quem pense que cozinhar não é prazeroso! Mas tudo depende do motivo, da companhia e do cardápio. E os filhos nas férias têm essas três coisas! Logo, proporcione esse momento juntos; escolha um cardápio fácil, diferente e convide as crianças para cozinhar.

Claro que os cuidados não tiram férias! Portanto, deixe as crianças longe de objetos cortantes, fogo e tomadas. Do mais, divirtam-se e experimentem doce ou um salgado juntos. Comer bem faz parte das férias!

#Leitura e contação de histórias com os filhos nas férias

A leitura é uma ação fantástica! Ela favorece viagens incríveis sem sair do lugar físico. Logo, outra boa sugestão é a leitura e a contação de história para os filhos nas férias. É possível, inclusive, ler histórias bíblicas, contar fatos da vida de Jesus e dos apóstolos.

Por fim, use a criatividade para conviver com os filhos nas férias, peça a sugestão deles, negocie horários, atividades, seja flexível com a rotina, mas, principalmente, ofereça seu carinho e atenção, mesmo que não seja durante o dia inteiro.

Este conteúdo também pode ajudar a sua família: Mudar de escola no meio do ano vale a pena?