Pastoral Escolar

O Colégio Mercedário Nossa Senhora das Mercês é uma instituição confessional Católica que mantém um diálogo ecumênico, educando para o pluralismo religioso e a compreensão das diferentes crenças e formas de manifestação da fé.

Atividades:

Ensino Religioso:

Através do ensino religioso, o aluno pode adquirir conhecimentos cristãos, bem como ter a percepção de como praticá-lo através de pequenas ações propostas pela escola.

O ensino religioso busca trilhar um caminho para a construção de uma sociedade libertadora, inclusiva e de convivência fraterna.

Sendo assim, o aluno terá a possibilidade de:

• Conhecer Jesus como modelo de vida e princípio de identificação moral;
  • Concluir que o amor de Deus, a si mesmo e ao próximo constitui a base de sua realização como pessoa;
  • Entender que os Evangelhos são fonte inesgotável e perene de ensinamentos que nos ajudam a viver melhor;
  • Perceber que a oração é um meio de comunicar-se com Deus, nosso Pai, fonte de vida, de amor e de felicidade;
  • Perceber que a construção de um mundo melhor começa a partir do auxílio ao próximo.

Momento de Oração e reflexão:

Diariamente, antes do início das aulas, os alunos da Educação Infantil e Anos iniciais tem um momento de oração e de agradecimento pela vida. Nesse momento, também há o incentivo pelas campanhas de solidariedade promovidas pelo colégio, cultivando assim o sentimento de amor ao próximo.

Campanha da Fraternidade e Ações Solidárias:

A Campanha da Fraternidade tem como objetivo despertar o espírito comunitário e cristão em busca do bem comum, da justiça e da fraternidade.

As ações solidárias são incentivadas para promover o espírito de solidariedade em prol dos menos favorecidos. O colégio promove campanhas internas de arrecadação de alimentos que são destinados aos Vicentinos e outros projetos da Paróquia.

Missas:

Durante o ano letivo, alunos, pais e funcionários são convidados a celebrar sua fé, participando de missas de ação de graças em ocasiões especiais como dia das mães, da padroeira do colégio, formatura, entre outras.

Catequese e Crisma:

A Paróquia Nossa Senhora das Mercês oferece aos alunos, em horários diferentes do horário escolar, o curso de catequese e crisma, favorecendo assim, o conhecimento e a vivência da fé católica.

\