A importância da Educação Tecnológica

Postado em : 07/11/2023

A importância da Educação Tecnológica

A tecnologia está em todos os lugares, desde o uso do fósforo até o uso da Inteligência Artificial, tão comentada atualmente. E quanto à educação tecnológica? O que se entende sobre esse assunto e qual a sua importância? Vamos aos fatos.

Primeiro, não podemos limitar a tecnologia apenas ao computador, celular etc. Isso porque o termo tecnologia se refere a toda descoberta em benefício do ser humano, da sociedade e até mesmo da natureza. Mais à frente esclareceremos sobre isso.

Mas a tecnologia também envolve novos recursos e ferramentas que proporcionam aprendizagens sobre diversos assuntos. Por isso que a educação tecnológica está cada vez mais presente no currículo das escolas, em benefício dos alunos e da sociedade.

Com certeza, há muito o que se dizer e não esgotamos esse assunto aqui. Desejamos, no entanto, compartilhar sua importância e apresentar aplicabilidades que desenvolvemos em nossa rede de escolas Mercedárias. Leia, atualize-se e encante-se com esse tema.

O que é educação tecnológica

Antes de tratarmos sobre educação tecnológica, vamos ao significado do termo “tecnologia”. De forma geral, a tecnologia é o conjunto de técnicas, instrumentos e métodos que possibilitam a resolução de problemas por meio da prática do conhecimento científico.

Assim, a tecnologia serve a humanidade em cada tempo e lugar. Por exemplo, a descoberta da vacina contra a Covid 19; transplantes; próteses de membros e até o quadro negro e o giz são tecnologias, todas frutos de descobertas em benefício das pessoas.

A partir dessa ótica, a educação tecnológica é a modalidade educacional oferecida a partir de ferramentas e recursos tecnológicos, usada em benefício da prática pedagógica com a finalidade de aplicar diversos conteúdos do currículo para crianças e adolescentes.

O interessante da educação tecnológica é que, à medida que os estudantes ampliam o seu conhecimento sobre inovação tecnológica, eles se tornam mais aptos para interagir com o universo digital, uma vez que a tecnologia, internet e cultura digital estão interligadas.

O impacto da educação tecnológica para os alunos

Agora vamos às questões práticas sobre educação tecnológica:

As crianças já interagem bem com as mídias digitais, mas elas passam a aprender temas educativos através de games, com realidade virtual e aumentada, desbravando a robótica etc.

Os adolescentes como pesquisadores através do uso da Inteligência Artificial, participando de feiras tecnológicas, aplicando o método Maker, desenvolvendo games e interligando tudo com o currículo do ano correspondente.

Dessa forma, a educação tecnológica ensina os estudantes maneiras de resolver problemas com o auxílio de técnicas e ferramentas inovadoras. É um processo inovador para o desenvolvimento integral e a aplicação da tecnologia a serviço da vida.

Por fim, a educação tecnológica impacta também nos relacionamentos interpessoais porque ela promove a descoberta de competências e habilidades não apenas intelectuais, mas de liderança, solidariedade e trabalho em grupo por meio de jogos tecnológicos específicos.

Ações tecnológicas do Colégio Mercedário

O Colégio Mercedário acompanha com responsabilidade as inovações em benefício do aprendizado de seus alunos. Mesmo porque o ser humano de hoje é conectado a novas tecnologias e a educação precisa formá-lo dentro dessa realidade.

Logo, com o objetivo de formar nossas crianças e adolescentes a manusear e controlar as ferramentas tecnológicas, proporcionamos desde cedo a educação tecnológica com uma plataforma especializada, que alcança todas as idades.

Para isso, desenvolvemos diversas iniciativas:

• Robótica e cultura Maker;
  • Feira Cultural;
  • A impressão 3D;
  • Conteúdo no livro digital;
  • Vídeo aulas na plataforma para treinarem em casa.

Tudo bem isso orientado de acordo com a idade e a finalidade educativa.

Por fim, acreditamos que o divertimento oferecido pela tecnologia pode se associar à educação! Assim, passo a passo, nossos alunos serão produtores em potencial de ferramentas inovadoras a seu favor e em benefício do próximo.

Acerte na educação de seu filho (a): Agende agora uma visita ao Colégio Mercedário