Educação Infantil: o que a criança precisa aprender nessa fase

Postado em : 01/11/2023

Educação Infantil: o que a criança precisa aprender nessa fase

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. Assim, a educação formal começa nesse período da vida infantil e essa é base para todo o processo de ensino e aprendizagem.

De forma que é fundamental assistir bem cada criança, para que elas ganhem as primeiras motivações para aprender, e o educar e cuidar estejam em sintonia no processo educativo, como cita também a BNCC.

Assim, trazemos neste post algumas luzes sobre essa fase da infância também com um olhar diferenciado de quem acredita o quanto as crianças são a esperança de um futuro melhor e reflexo do Reino dos Céus hoje (cf. Mt.14,19). Confira!

Importância da educação infantil

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009)27, em seu Artigo 4º, assim definem a criança:

“…sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.”

A partir dessa definição, compreendemos o quanto é importante respeitar a criança e a reconhecer como pessoa em desenvolvimento dentro de um contexto familiar, social e cultural. Mas, isso tudo, sem abrir mão da brincadeira e do lúdico como meio de aprendizagem.

E as DCNEI determinam dois eixos estruturantes nesta etapa da Educação Básica: as interações e a brincadeira. Essas são experiências que ajudam as crianças a construir e apropriar-se de conhecimentos que possibilitam aprendizagem, desenvolvimento e socialização com outras crianças e com os adultos.

Junto a esses eixos estruturantes, a BNCC agregou 6 direitos de aprendizagem aplicados à educação infantil, são eles:

• Conviver;
  • Brincar;
  • Participar;
  • Explorar;
  • Expressar;
  • E conhecer.

Tudo isso com o objetivo de construir identidade como pessoa em desenvolvimento.

Assim a educação infantil abre portas, apresenta espaços de socialização, promove as primeiras experiências tendo em vista a educação integral. Então, essas experiências não se limitam a ocupar um espaço na infância, mas encaminhá-la para um sadio e feliz crescimento.

Como acompanhar a criança na fase inicial

Talvez você tenha se surpreendido com as orientações que apresentamos acima. Realmente, nem sempre a educação infantil foi vista como um espaço de aprendizagem assim, mas como lugar de passagem até que a criança começasse a ser alfabetizada.

Por isso, a escolha da escola e o acompanhamento dos pais é fundamental neste período. Começando pela escola, observe os espaços onde a criança estará, desde a sala de aula até as áreas recreativas, pergunte-se se eles favorecem o cuidar e o educar.

Depois, conheça a proposta da escola, seus valores, parâmetros, projetos para a educação infantil e pesquise com outros pais para validar a instituição através da experiência de outros. Por fim, observe sua criança e o desenvolvimento dela ao longo dos meses.

Esse acompanhamento não é difícil, nem pode ser negligenciado. A própria criança apresenta sinais de satisfação ou não com o ambiente escolar, as relações com seus pares e com os adultos; aos pais cabe observar se as atividades propostas estão em união com o que a legislação para a educação infantil propõe.

Colégio Mercedário, o lugar da criança feliz!

O Colégio Mercedário tem um olhar diferente para a Educação Infantil. Além do que pede a legislação, nosso foco é o desenvolvimento  integral da criança de 02 a 05 anos através do favorecimento de:

• Potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas;
  • Como também de suas capacidades de relação interpessoal e de conhecimento mais amplo da realidade social e cultural, contribuindo para a formação de crianças felizes e saudáveis.

Dessa forma, o Currículo da Educação Infantil contém um conjunto de atividades desenvolvidas através de temas escolhidos pelo professor a partir de um conjunto de temas cíclicos ou por temas ocasionais, gerados em vista dos interesses dos alunos.

Através de registro, o desenvolvimento físico, psicológico e a socialização da criança são apresentados aos pais em relatórios bimestrais. Também, a Educação Infantil oferece aulas de educação física, musicalização e Inglês para as turmas da Pré Escola.

Para o Colégio Mercedário, a criança é a meta, foco e o objetivo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Tudo isso sem desconsiderar em nenhum momento o valor dela como pessoa antes de tudo amada por Deus e presenteada para sua família.

Sendo assim, o Colégio Mercedário oferece os eixos propostos pela BNCC para a criança na educação infantil em um ambiente que respira fraternidade, solidariedade e diversão. Além disso, contamos com a força inspiradora o Evangelho e a espiritualidade mercedária.

Este conteúdo sempre vale a pena visitar: O que fazer com as crianças nas férias?