Ensino Fundamental: Tudo o que você precisa saber sobre essa etapa

Postado em : 06/11/2023

Ensino Fundamental: Tudo o que você precisa saber sobre essa etapa

O Ensino Fundamental é a etapa mais longa da Educação Básica, com nove anos de duração e atende estudantes entre 6 e 14 anos. Portanto, são crianças e adolescentes que passam por uma série de mudanças em todos os aspectos até chegar ao ensino médio.

A legislação educacional que orienta essa fase da vida escolar enfatiza bem que acontecem diversas transições ao longo das etapas da Educação Básica – saída da pré-escola, entrada no ensino fundamental anos iniciais e finais – que devem ser observadas.

Por isso, esta nova fase precisa ser respeitada para que exista equilíbrio entre as mudanças físicas, psicológicas e emocionais em interação com o desenvolvimento cognitivo. Quem tem filhos adolescentes sabe bem das mudanças de que tratamos.

Assim, além do acompanhamento dos pais, um suporte educacional é fundamental neste período da vida estudantil porque memórias serão construídas e acompanharão o aluno durante toda a sua vida.

Vamos, então, juntos nesta jornada?! Veja o que preparamos para você neste post.

Ensino Fundamental – uma fase de transições

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental fala sobre a importância de valorizar as situações lúdicas de aprendizagem que aconteceram na Educação Infantil durante a passagem para o ensino fundamental.

Como citamos, o Ensino Fundamental é a fase mais longa. A criança entra aos 6 anos e sai aos 14 para o Ensino Médio. Por isso, é tão importante valorizar a fase anterior para que a criança aos poucos se adapte às novas realidades.

Veja pontos fundamentais em cada etapa do Ensino Fundamental:

#Ensino Fundamental – Anos iniciais

A criança sai da pré-escola e ingressa no primeiro ano do ensino fundamental. Ela passa pela primeira transição formal no ambiente escolar. Nessa fase, começam novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

Há maior desenvoltura, autonomia nos movimentos e os deslocamentos ampliam suas interações com o espaço; a relação com múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita e da matemática, permite a participação no mundo letrado e a construção de novas aprendizagens, na escola e para além dela;

As características dessa faixa etária movimentam um trabalho no ambiente escolar que se organiza em torno dos interesses das crianças, de suas vivências e experiências para que elas possam progredir em conhecimento e significados importantes para a vida e o convívio social.

#Ensino Fundamental – Anos finais

Agora, temos uma nova transição formal: a saída do quinto para o sexto ano. A mudança de um ou dois professores para um corpo docente com disciplinas específicas. Nessa etapa, o adolescente se depara com desafios mais complexos, principalmente no contato com diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.

Nos Anos Finais, as aprendizagens ampliam as práticas de linguagem conquistadas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, incluindo a aprendizagem de Língua Inglesa, como também o aprofundamento da reflexão crítica sobre o conhecimento de cada área específica.

Essa etapa é o divisor de águas para o Ensino Médio, por isso ocorre uma proposta mais sólida, analítica, exigindo mais empenho do aluno e ao mesmo tempo provocando uma maior autonomia para que ele compreenda e participe mais do mundo ao seu redor.

Formação do alicerce

O Ensino Fundamental é uma fase importante, singular e palco de inúmeras transformações na vida de cada aluno. Essas mudanças próprias implicam na compreensão da criança e do adolescente como sujeito em desenvolvimento.

De forma que essas transformações não podem ser ignoradas, mas acolhidas e acompanhadas, uma vez que elas formam a identidade e inserem o indivíduo em uma cultura própria, que o levará a diferentes modos de inserção social.

Por isso que a BNCC insiste em falar sobre transição ao longo de todo o processo! E estabelece a educação integral como base para a formação do indivíduo, porque não basta ensinar a escrita, o cálculo e o conhecimento do mundo, mas agregar tudo isso à construção do cidadão autônomo, crítico e participativo.

Ensino Fundamental à altura dos desafios!

Segundo a BNCC, todo esse quadro que apresentamos acima impõe à escola desafios ao cumprimento do seu papel em relação à formação das novas gerações. Logo, é importante que a instituição escolar cumpra seu papel com compromisso e responsabilidade.

Além de que o mundo está povoado pela linguagem digital – outra realidade que precisa de aprendizagem e orientação educacional. E a escola tem o compromisso de ajudar os estudantes a usar de forma produtiva e coerente essas novas ferramentas educativas.

E a Escola Mercedária oferece todo suporte para o desenvolvimento do seu filho (a) nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Para nós, há continuidade do trabalho realizado na Educação Infantil, com aumento progressivo e bem organizado dos conteúdos propostos pela BNCC.

Nossa escola sabe o quanto essa fase solidifica o saber e auxilia na construção da pessoa humana. Por isso, dispomos de projetos, professores, espaço físico e tantas outras atividades que favorecem o pleno desenvolvimento da pessoa segundo o Coração de Deus.

Então, que tal entrar conosco nesta jornada de crescimento e aprendizado?!

Veja este material: Como manter uma rotina de estudos bem planejada?