Como apoiar um adolescente no Ensino Médio?

Postado em : 14/11/2023

Como apoiar um adolescente no Ensino Médio?

Antes de mais nada, o Ensino Médio é uma etapa muito importante da educação básica. Ele tem uma duração média de três anos (o tempo aumenta se houver o curso profissionalizante) e seu principal objetivo é aprofundar os conhecimentos do fundamental I e II.

Há mais informações que caracterizam essa etapa. Primeiro que seu público são os adolescentes, prévia de jovens, com inquietações, incertezas e em busca da tão sonhada vaga na universidade ou da profissão certa.

Depois, o Ensino Médio é a última etapa da formação básica e, como diz a Base Nacional Comum Curricular BNCC, é a preparação para o mercado de trabalho, o ingresso em uma profissão, o início da construção de uma carreira profissional.

Agora, todas essas informações geram uma expectativa grande na vida do adolescente que vive um turbilhão de emoções! Então, como ajudá-lo (a) sem causar pressão? Entendendo o que significa essa fase! Para isso, preparamos esse post para você!

Entenda a finalidade do Ensino Médio

Imagine seu filho (a) saindo do nono ano para o primeiro ano do Ensino Médio! Quantas informações ele (a) já tem e quantas mais ele (a) receberá ao longo de três anos, sem falar que o ENEM aparece como mais um desafio nesse período na vida estudantil.

Sabendo do valor dessa fase para um estudante, a legislação educacional brasileira apresenta finalidades que atendem à formação geral, ao exercício da cidadania e ao ingresso no mundo do trabalho, afinal os alunos são protagonistas na dinâmica social.

Agora, veja o que diz a Lei de Diretrizes e Base da educação para o Ensino Médio:

• A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Essas finalidades para o Ensino Médio, aparentemente, não parecem desafiadoras principalmente se o aluno já tem o apoio desde o início da vida estudantil. No entanto, a prática é bem exigente e pede experiência, sensibilidade e dedicação de quem acompanha.

O apoio dos pais no Ensino Médio

Citamos acima experiência, sensibilidade e dedicação, atitudes básicas de quem tem filhos (as) e alunos (as) no Ensino Médio. Nossa intenção agora não é apresentar uma fórmula, nem esgotar esse assunto, mas conversar sobre o apoio dos pais.

Percebemos que o adolescente nessa fase tem mais autonomia e capacidade de escolher o caminho que seguirá. A essa altura, já sabe a importância dos estudos e o quanto precisa se dedicar na escola e em casa, mas às vezes o desânimo bate à porta. Isso é normal!

Então, a primeira atitude dos pais deve ser o diálogo para descobrir o andamento da vida! Conversar e perguntar sempre; observar o comportamento do filho (a) e ser pessoa presente nesta fase tão delicada e decisiva ao mesmo tempo. Isso é apoio dos pais!

Depois, um programa de estudo é fundamental, um reforço para as disciplinas mais difíceis. Além disso, visitas a universidades e até ajuda médica, quando necessária, mas sem deixar de lado o lazer e a descontração que também são importantes para que o estresse não se instale na vida familiar.

E ao final do Ensino Médio, quando o Enem acontece, é comum a ansiedade, o nervosismo, as cobranças pessoais e até as crises emocionais. Nesses casos, o estudante do Ensino Médio precisa de mais atenção e menos cobrança dos pais.

O papel da escola para o aluno concluinte

A BNCC fala bem sobre o papel da escola nesta fase final:

“… cabe às escolas de Ensino Médio proporcionar experiências e processos que lhes garantam as aprendizagens necessárias para a leitura da realidade, o enfrentamento dos novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos e ambientais) e a tomada de decisões éticas e fundamentadas.”

Realmente, a escola é o lugar por excelência que favorece o conhecimento formal para todo o período da educação básica. E o desenvolvimento do estudante na escola acontece de maneira integral, com ações que favorecem o crescimento cognitivo e humano do aluno.

O mundo tem suas metodologias próprias e o aluno precisa adquirir as ferramentas necessárias para conviver com diversas realidades como pessoa consciente do seu potencial, em interação com outras pessoas e a serviço do bem comum.

Para isso, apresentamos aos nossos alunos do Ensino Médio um ambiente agradável e atento às suas necessidades e fragilidades, com também o apoio de profissionais qualificados e motivados pelos princípios do Evangelho, porque a espiritualidade faz toda diferença.

Então, que tal fecharmos essa etapa com chave de ouro? Acesse nosso site e veja nossa proposta para o Ensino Médio.